Haras

Histórico

A paixão pelo Cavalo Puro-Sangue Lusitano e pelo Brasil levaram José Francisco Brito Eusébio a transferir para este país algumas Éguas Lusitanas, que criava em Portugal há mais de vinte anos. Em 2001 adquiriu uma fazenda no município de Martinópolis-SP, a fazenda SASA, parte da antiga Swift King Ranch, que foi uma conhecida fazenda de criação de cavalos – pioneira na criação dos cavalos Quarto de Milha no Brasil. Foi aí que decidiu colocar as suas éguas preferidas dando assim continuidade à tradição da fazenda, mas agora também com éguas lusitanas. José Eusébio cria hoje na Fazenda SASA cavalos Puro Sangue Lusitano, Quarto de Milha e Paint Horse. Os PSL têm a marca JE, marca com mais de vinte anos de história. Os Quarto de Milha e Paint Horse permanecem com a marca SASA. A fazenda SASA tem mais de 2.000 alq. ou mais de 4.840 hectares, produzindo mais de 300.000 toneladas de cana-de-açúcar anualmente, além de ter mais de mil cabeças de gado e quase 500 equinos.
Os cavalos JE em Portugal começaram por ser treinados e montados na Escola de Equitação de Alcainça, Mafra, Escola na qual havia bastantes visitas e estágios de estrangeiros e era onde nasciam as paixões dos clientes que os montavam. Existem hoje cavalos com a marca JE em Portugal, Holanda, Alemanha, França e Bélgica por terem sido vendidos a estes estrangeiros que visitavam a Escola de Alcainça. Fiel, de ferro JE tornou-se o cavalo de toureio da primeira toureira a cavalo de Portugal.
Natal, outro cavalo de ferro JE, tem tido enorme sucesso em provas de Grande Prémio de Dressage na Alemanha.
O plantel é hoje composto por um número significativo de animais, com éguas das melhores linhagens (Veiga, Quina, Coimbra, Andrade, Ortigão Costa e outros) e de todas as pelagens: pretas, castanhas, palominas, baias, tordilhas, isabéis e alazãs. Alguns destes animais foram transferidos de Portugal, outros adquiridos no Brasil e o restante é fruto dos primeiros anos de criação em terras brasileiras.
São destaque do Haras os garanhões:

O cavalo puro-sangue lusitano no Brasil terá com certeza um futuro grandioso se for feita uma difusão pelo Brasil do que é o cavalo lusitano e das suas capacidades: inteligência, agilidade, resistência, rusticidade. Estamos na disposição de ajudar no crescimento, na defesa e na superação de dificuldades da raça. E será com muito gosto que juntaremos esforços para fazer parte da “família dos apaixonados do Lusitano” e que esta família venha a ser cada vez mais numerosa.

Haras e Fazenda

Localização
A cerca de 550 km da cidade de São Paulo e a cerca de 20 km da cidade de Presidente Prudente, a fazenda SASA situa-se no município de Martinópolis, estando localizada numa região conhecida como Alta Sorocabana.

Características
Esta fazenda  de planície ondulada tem as condições climáticas e físicas ideais para a criação de equinos: temperaturas amenas, com estações bem definidas, dias quentes no Verão e noites amenas, combinadas com grandes extensões de pastagens e grande quantidade de água – tendo vários rios, represas e nascentes, entre elas a nascente do Rio Laranja Doce. Sem dúvida, um belo equilíbrio ambiental.

Além disso, a fazenda SASA conta com uma estrutura organizada tanto para a criação dos equinos, como para o treino e trabalho destes. Conta com diversas pistas gramadas e de terra, redondeis e picadeiro coberto. Conta hoje com um número significativo de baias de cavalos e uma área de cerca de 300 hectares com pastagem apropriada para equinos (Coast‑Cross, Tifton-85, Pangola e Massai).

Equipe SASA JE

A SASA JE dedica-se com rigor e afinco à criação, treino e trabalho de equitação para que se possam desenvolver e salientar as melhores qualidades dos animais criados na Fazenda SASA.

Temos a felicidade de contar hoje com uma equipe extremamente profissional, liderada pelo Luciano Pereira Alves, renomado ginete e competidor no mundo do lusitano no Brasil. Temos como ginetes: Luciano Pereira Alves, Carlos Pereira Cardoso, além dos gêmeos João Paulo dos Santos e Paulo César dos Santos. Para apresentação à mão contamos com a dedicação de todos os ginetes e a maestria do Bozó.

Estamos ainda organizando a nossa equipe apostando na evolução destes nossos companheiros e profissionais. Contamos com o apoio técnico do Sr. Carlos Pinto, cavaleiro olímpico, que nos tem ajudado a alcançar novos patamares.

Acreditamos que esta equipe seja capaz de levar o nome SASA a ter sucessos não somente em concursos de morfologia, mas também em provas de equitação de trabalho e de adestramento, sem esquecer a participação também em apresentações do haras/coudelaria e da raça.