Haras
Histórico
A paixão pelo Cavalo Puro-Sangue Lusitano e pelo Brasil levaram José Francisco Brito Eusébio a transferir para este país algumas Éguas Lusitanas, que criava em Portugal há mais de vinte anos.
Em 2001 adquiriu uma fazenda no município de Martinópolis-SP, a fazenda SASA, parte da antiga Swift King Ranch, que foi uma conhecida fazenda de criação de cavalos – pioneira na criação dos cavalos Quarto de Milha no Brasil. Foi aí que decidiu colocar as suas éguas preferidas dando assim continuidade à tradição da fazenda, mas agora também com éguas lusitanas. José Eusébio cria hoje na Fazenda SASA cavalos Puro Sangue Lusitano, Quarto de Milha e Paint Horse. Os PSL têm a marca JE, marca com mais de vinte anos de história. Os Quarto de Milha e Paint Horse permanecem com a marca SASA.
A fazenda SASA tem mais de 2.000 alq. ou mais de 4.840 hectares, produzindo mais de 300.000 toneladas de cana-de-açúcar anualmente, além de ter mais de mil cabeças de gado e quase 500 equinos.
Os cavalos JE em Portugal começaram por ser treinados e montados na Escola de Equitação de Alcainça, Mafra, Escola na qual havia bastantes visitas e estágios de estrangeiros e era onde nasciam as paixões dos clientes que os montavam. Existem hoje cavalos com a marca JE em Portugal, Holanda, Alemanha, França e Bélgica por terem sido vendidos a estes estrangeiros que visitavam a Escola de Alcainça.
Fiel, de ferro JE tornou-se o cavalo de toureio da primeira toureira a cavalo de Portugal.
Natal, outro cavalo de ferro JE, tem tido enorme sucesso em provas de Grande Prémio de Dressage na Alemanha.
O plantel é hoje composto por um número significativo de animais, com éguas das melhores linhagens (Veiga, Quina, Coimbra, Andrade, Ortigão Costa e outros) e de todas as pelagens: pretas, castanhas, palominas, baias, tordilhas, isabéis e alazãs. Alguns destes animais foram transferidos de Portugal, outros adquiridos no Brasil e o restante é fruto dos primeiros anos de criação em terras brasileiras.
São destaque do Haras os garanhões:
- Afiançado de Flandes, garanhão de mérito, cinco vezes campeão e dez vezes campeão de progenie e com vários filhos e netos de grande destaque e premiação, talvez o mais consagrado reprodutor ainda vivo da raça e ainda com o maior número de filhos, considerado o “chefe da raça” - sendo, com 28 anos de idade, o único cavalo de mérito vivo da raça (condecoração dada pela Assocação de Criadores do Puro Sangue Lusitano de Portugal);
- Formoso, belo garanhão ferro Arsênio Cordeiro, filho de Minuto (irmão de Maravilha) e da égua Vaidosa, a mais premiada da época. Formoso foi cavalo de toureio;
- Saloio, ferro Ortigão Costa, preto, filho do Latino, neto do Maravilha, em égua Ibérico II (filho de Babel), é um exemplo de docilidade, inteligência e alta qualidade do cavalo de sela PSL. Com 2 medalhas de ouro e tendo sido Reservado Campeão no Festival do Lusitano em Águas de Lindoia, tem se destacado pela sua boa descendência, muito premiada já;
- Xeque-Mate do TOP, ferro TOP, apesar da criação ter sido toda na SASA, filho de Afiançado de Flandes em égua Cryptogâmico. Foi Campeão dos Campeão no Festival do Lusitano em Águas de Lindóia. Acreditamos que seja um dos mais belos filhos de Afiançado de Flandes e é uma das nossas apostas em adestramento.
- Bárbaro da SASA JE, de nossa criação, filho de Saloio em égua Forcado, foi Campeão Jovem na Exposição Internacional em São Paulo em 2008. É uma aposta nossa para o futuro.
O cavalo puro-sangue lusitano no Brasil terá com certeza um futuro grandioso se for feita uma difusão pelo Brasil do que é o cavalo lusitano e das suas capacidades: inteligência, agilidade, resistência, rusticidade. Estamos na disposição de ajudar no crescimento, na defesa e na superação de dificuldades da raça. E será com muito gosto que juntaremos esforços para fazer parte da “família dos apaixonados do Lusitano” e que esta família venha a ser cada vez mais numerosa.
Haras e Fazenda
Localização
A cerca de 550 km da cidade de São Paulo e a cerca de 20 km da cidade de Presidente Prudente, a fazenda SASA situa-se no município de Martinópolis, estando localizada numa região conhecida como Alta Sorocabana.
Características
Esta fazenda de planície ondulada tem as condições climáticas e físicas ideais para a criação de equinos: temperaturas amenas, com estações bem definidas, dias quentes no Verão e noites amenas, combinadas com grandes extensões de pastagens e grande quantidade de água – tendo vários rios, represas e nascentes, entre elas a nascente do Rio Laranja Doce. Sem dúvida, um belo equilíbrio ambiental.
Além disso, a fazenda SASA conta com uma estrutura organizada tanto para a criação dos equinos, como para o treino e trabalho destes. Conta com diversas pistas gramadas e de terra, redondeis e picadeiro coberto. Conta hoje com um número significativo de baias de cavalos e uma área de cerca de 300 hectares com pastagem apropriada para equinos (Coast‑Cross, Tifton-85, Pangola e Massai).
Equipe SASA JE
A SASA JE dedica-se com rigor e afinco à criação, treino e trabalho de equitação para que se possam desenvolver e salientar as melhores qualidades dos animais criados na Fazenda SASA.
Temos a felicidade de contar hoje com uma equipe extremamente profissional, liderada pelo Luciano Pereira Alves, renomado ginete e competidor no mundo do lusitano no Brasil. Temos como ginetes: Luciano Pereira Alves, Carlos Pereira Cardoso, além dos gêmeos João Paulo dos Santos e Paulo César dos Santos. Para apresentação à mão contamos com a dedicação de todos os ginetes e a maestria do Bozó.
Estamos ainda organizando a nossa equipe apostando na evolução destes nossos companheiros e profissionais. Contamos com o apoio técnico do Sr. Carlos Pinto, cavaleiro olímpico, que nos tem ajudado a alcançar novos patamares.
Acreditamos que esta equipe seja capaz de levar o nome SASA a ter sucessos não somente em concursos de morfologia, mas também em provas de equitação de trabalho e de adestramento, sem esquecer a participação também em apresentações do haras/coudelaria e da raça.